Nossa trajetória

Fernando Terra Manzan

O sugestivo nome da empresa faz alusão ao sobrenome do seu fundador, que no cultivo desde 1993 esteve sempre fiel ao propósito da busca pela excelência.

Fernando iniciou no cultivo de orquídeas com a Cattleya walkeriana, e ao longo de mais de duas décadas, fortaleceu a filosofia de reescrever a história de espécies, como a própria Cattleya walkeriana, através de uma das maiores coleções de matrizes nativas, trabalhando geneticamente estas e outras matrizes de cruzamentos sabidamente sem contaminantes.

A paixão pelas orquídeas e a preocupação com o futuro das espécies fizeram com que a coleção de matrizes nativas fosse, ao longo dos anos, preservada e ampliada sistematicamente, sempre com muita cautela, verificando a procedência e arquivando dados históricos de cada uma destas matrizes como o nome dos seus descobridores, o local e a época do achado.

Muitas destas matrizes vieram de antigas e confiáveis coleções, principalmente como de dois grandes orquidófilos uberabenses, Mário Arruda Mendes e Oswaldo Franchini, também apaixonados por espécies.

Fernando e seu irmão Marcelo descobriram algumas matrizes de renome, com destaque para a Cattleya walkeriana tipo "Karina" TE e a Cattleya walkeriana tipo "Lucas Terra" TE.


Atualmente, o banco genético Orquídeas Terra conta com mais de 300 diferentes matrizes nativas da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana em quase todas as variedades, entre elas matrizes consagradas e outras ainda desconhecidas e até exclusivas.

A atuação comercial teve início em 2003 através da abertura da empresa e da criação da marca Orquídeas Terra, e no mesmo ano a construção do site.

Atualmente, com quase 2000 metros quadrados de estufas e mais de 150 mil plantas nos mais variados tamanhos, Orquídeas Terra dedica-se ao cultivo visando o rápido crescimento e a precocidade das florações.

Precursor no melhoramento de algumas linhagens até então não trabalhadas como no caso da Cattleya walkeriana tipo "Capelinha", inclusive muito criticada por alguns orquidófilos uberabeses no início de todo trabalho.

Certamente também foi o precursor no melhoramento das albas através de matrizes comprovadamente nativas, de onde saíram plantas como a Cattleya walkeriana alba "Aurora Boreal" TE.

Uma história de transformação de sonhos em realidade, onde a evolução dos resultados ocorreu de forma natural.