Qualidade de resultados

Fernando Terra Manzan

Diariamente recebemos mensagens perguntando sobre a possibilidade de um mesmo cruzamento produzir plantas de péssima qualidade, como também de excelente qualidade técnica.
Pensando nisso, resolvemos elaborar essa postagem de hoje mostrando na prática a realidade destes resultados.
Em primeiro lugar devemos ter em mente que em uma cápsula estão milhares e milhares de sementes e germinamos uma parte insignificante de cada uma delas.
Dentre as sementes germinadas e cultivadas até a floração, mesmo nos cruzamentos de maior sucesso, a porcentagem de plantas realmente melhoradas tecnicamente ainda é baixa, onde teremos uma grande parcela com qualidade inferior aos pais, uma pequena parcela variável de plantas razoavelmente melhoradas e uma minúscula porcentagem de plantas altamente melhoradas.

No caso das albas essa última faixa chega a ser insignificante, onde apenas uma ou duas plantas nos surpreendem. Como exemplo utilizei duas plantas do nosso cruzamento T-1001 (alba "Inverno" X alba "Aurora Boreal" TE), onde plantas como a da esquerda ultrapassam os 70% mesmo em uma segunda geração de nativas.
Exatamente por isso, plantas com qualidade altamente melhoradas tecnicamente ganham destaque em exposições, além atingirem maiores valores na venda de divisões e inclusive na venda de seus cruzamentos, se tornando verdadeiros ícones da espécie.