Estabilização das flores

Fernando Terra Manzan

Temos recebido diversas mensagens questionando qual o tempo certo de maturação das flores da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana.
Não existe uma regra exata para o tempo de maturação, que certamente depende de vários fatores externos como luminosidade, temperatura e umidade ambiente, além de fatores específicos de cada matriz como a substância das flores e outros mais, mas em média as flores levam pelo menos 5 dias para estarem maduras, ou melhor dizendo, estabilizadas.
Em alguns casos, principalmente com relação à coloração, muitas plantas continuam mudando após o quinto dia de abertura, por isso muito importante acompanhar e conhecer as plantas.
Como exemplo utilizamos a Cattleya walkeriana tipo "Rodrigo Longo" TE, que na primeira foto feita entre o segundo e o terceiro dia de abertura, mostra pétalas vistualmente muito mais largas e mais redondas dentro do conjunto, sépalas inferiores fechando espaços nas laterais do lóbulo medial, que por sua vez se mostra mais plano e maior, formando assim um conjunto bem melhor que o da segunda foto, com a planta no oitavo dia de floração.

Outro exemplo seria o da Cattleya walkeriana vinicolor "Midas" TE, que na primeira foto entre o segundo e o terceiro dia de abertura, também mostra pétalas vistualmente muito mais largas, sépalas inferiores fechando bem espaços nas laterais do lóbulo medial e este com excelente tamanho e ainda voltado para cima, também formando um conjunto visualmente bem melhor que o da segunda foto, com a planta no décimo dia de floração.

Na maioria dos casos, fotografar plantas com menos de 5 dias de abertura não mostra a realidade da planta, passando a falsa impressão de qualidade superior na floração, mas que por outro lado ainda poderá mudar bastante ao longo dos dias.