Quais plantas devo cultivar?

Fernando Terra Manzan

Iniciando no cultivo das orquídeas, devemos dar preferência para os gêneros e espécies, assim como os híbridos, de cultivo mais fácil e rústico.

Algumas espécies pertencentes ao gênero Cattleya são as mais indicadas para iniciantes, justamente pela rusticidade do seu cultivo e poderia citar algumas como a Cattleya labiata, Cattleya trianae, Cattleya walkeriana e Cattleya warnerii.

Em geral, os híbridos são plantas bem resistentes, principalmente os elaborados com a participação de plantas dos gêneros Cattleya e Laelia. Eles chamam atenção não só de orquidófilos iniciantes, mas são muito cultivados mesmo entre os orquidófilos mais experientes, não só pela rusticidade do cultivo, mas também por suas florações com as mais variadas cores, formas, fragrâncias e tamanhos.

Os híbridos do gênero Phalaenopsis também são altamente indicados para iniciantes e principalmente para decoração de ambientes. São plantas que não necessitam de tanta luminosidade para florescerem e com isso acabam se adaptando com grande facilidade aos ambientes internos e que recebam menor quantidade de luminosidade, mesmo que indireta. Os híbridos desse gênero podem permanecer floridos por mais de sessenta dias e geralmente florescem duas vezes por ano.